segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O disco jocker

Dj


O Que e o DJ?

Um disc jockey (DJ ou dee jay) é um artista profissional que selecciona e roda as mais diferentes composições, que são previamente gravadas para um determinado público-alvo.

 

 

Técnicas e estilos


No rádio, os DJs contribuíram para a consolidação do movimento ROCK AND ROLL a partir da segunda metade dos anos cinquenta, como a maior manifestação cultural da juventude do século XX, artistas como Elvis Presley e The Beatles , não teriam alcançado a fama não fosse o empenho dos DJs originais. Com a chegada da discoteca em meados dos anos setenta, os DJs também ganharam fama fora da rádio. Os DJs que actuaram até o meio da década de 90 utilizavam apenas discos de vinil. Apesar do facto de já existirem CDs antes disso, mas não existiam equipamentos que permitissem o sincronismo com a música em execução (ajuste do pitch para posterior mixagem). A forma como esta acção de mixagem (actividade pela qual muitas fontes sonoras são combinadas em um ou mais canais) é realizada, aliás, é o principal diferencial entre os profissionais desta área.

Um DJ tem a percepção musical de saber que composições possuem velocidades próximas ou iguais, de forma que uma alteração em um ou dois por cento da velocidade permita com que o compasso das mesmas seja sincronizado e mixado, para que o público não perceba que uma faixa está a acabar e outra está a começar, pois as duas faixas estão no mesmo ritmo, métrica e velocidade.

DJs das décadas de 80 e 90 sincronizavam a composição mixada regulando a velocidade do prato do gira-discos, com o cuidado de fazer com que a agulha não escapasse do sulco do vinil (que na prática faz com que a música "pule") e também com que o timbre da voz da música não ficasse alterada com a velocidade muito alta ou muito baixa do prato. Esta alteração da velocidade è possível em gira-discos que possuem o botão chamado pitch.

Após a popularização do CD, fabricantes desenvolveram aparelhos do tipo CD Player com recursos próprios para DJ. Conhecidos como CDJs, possuem botões especiais para alteração de pitch, de retorno da faixa, de marcação de ponto (efeito cue) e looping. O timbre da música passou a ser controlado (opcionalmente) por um accionador específico, normalmente conhecido como Master Tempo. Com este recurso, mesmo que a composição esteja extremamente acelerada (ou desacelerada), o timbre da voz, teclado, guitarras, etc. é mantido.

O facto de que, além do talento musical obrigatório a um DJ em conhecer aproximadamente o tempo das composições que ele pretende mixar durante sua apresentação, o mesmo também deve também conhecer onde, quando e se uma composição ou determinada versão possui uma região popularmente conhecida como quebrada, onde é possível entrar a próxima composição sem que o resultado fique confuso.

O DJ é um animador de eventos. Este deve conhecer canções o suficiente para saber como e quando mixá-las, deve sentir a vibração do público que o está a ouvir, e saber mudar um estilo na hora certa, para que a pista não esgote. Deve ser o mais eclético possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário